NOSSA HISTÓRIA

A JOCUM Pantanal, foi fundada oficialmente em 2009 pelo Pastor Presbiteriano, Rubens Alexandre de Almeida e sua esposa Cinthya Cristina. Anteriormente, em 2005, o casal e seus dois filhos: Igor e Milena, partiram de Cuiabá para a cidade de Curitiba (PR), onde efetuaram o primeiro curso dentro de Jovens Com Uma Missão (JOCUM), a Escola de Treinamento e Discipulado (ETeD). 

Ter uma Base Missionária no Mato Grosso já era um sonho antigo. Tanto em seus corações, como na de muitos outros cuiabanos. Dando seguimento a esse desejo que ardia em seus peitos, a família Almeida agregou-se ao corpo de missionários de JOCUM Goiânia. O objetivo, era dar continuidade ao aprendizado, vivenciando o funcionamento prático de uma Base. Agora, não mais como alunos, mas como obreiros. E com isso, obter experiência. 

No segundo semestre de 2006, a família Almeida, retorna para Cuiabá para trabalhar na implantação da Base. Na época denominada, JOCUM Cuiabá. Alguns obreiros de JOCUM Goiânia e também de outras Bases do Brasil se juntaram ao time, agregando-se a missão. 

As primeiras iniciativas da JOCUM, deram-se no Discipulado, em Acessórias a Igrejas e Evangelismo Urbano. Além disso, iniciou-se um trabalho com Ribeirinhos do Pantanal, tendo como eixo central, a cidade de Barão de Melgaço. Logo vieram programas e cursos, tais como: ETED, IDE PANTANAL, Oficina de Missões Urbana, Xômaninho, Mergulho, entre outros projetos.

Após cinco anos de implantação, JOCUM Cuiabá recebe o nome de JOCUM Pantanal. A Base em Cuiabá adquiri espaço próprio e passa a construir sua sede no Recanto das Seriemas. O local, rapidamente é cercada pela Comunidade Dante de Oliveira tornando oportuno o desenvolvimento de vários projetos sociais com pessoas em estado vulnerabilidade. 

Após, 12 anos de existência, foram mais de 130 alunos formados em nossas ETeD’s, com práticos em vários estados brasileiros e em outros países. Centenas de pessoas serviram no IDE PANTANAL abençoando e aprendendo com as comunidades ribeirinhas. E tantos outros alunos foram formados nas ESCOLAS DE MISSÕES URBANA e ENVIA. Inúmeras crianças e adolescentes passaram pelo KING’S KIDS e XOMANINHO, que além de alcançar as nações despertaram liderança cristã em igrejas locais. E, através da BÍBLIA EM CADA CASA, levamos a Palavra Viva de Deus para inúmeras famílias. Essas e outras iniciativas têm marcado a nossa história e nossa geração, em nosso estado e pelo mundo.

Atualmente, estamos frente a novos desafios. Sabemos que mudanças estão acontecendo. Idealizamos concluir a construção de nossas instalações, focando no envio de missionários às nações. E, além disso, tendo nossa casa aberta para que outras bases possam usar nossa estrutura para alcançar a nossa região. 

Amamos a Jesus e nos colocamos em obediência ao Seu IDE. Desejamos que JOCUM Pantanal seja uma Incubadora de Sonhos. Onde cada cristão consiga entender seu propósito, vocação e chamado no reino de Deus.  Que o Senhor seja adorado entre as nações, pois Ele é Digno.